Parceiros da Rede Social

Encontro CULTURA E CIDADANIA - Uma estratégia para a re-valorização e competitividade territorial?

Screenshot_24_06_13_21_30
No âmbito das comemorações do Ano Europeu da Cidadania vai realizar-se em Setúbal, 1 e 2 de julho de 2013 um Encontro Inter-Plataformas Supra-Concelhias do Alentejo Litoral e Península de Setúbal.

O Encontro denomina-se “CULTURA E CIDADANIA - Uma estratégia para a re-valorização e competitividade territorial? “ e visa discutir e refletir o modo como a cultura funciona, como um instrumento de promoção de uma cidadania ativa e de criação de identidades territoriais.

Para mais informações, consulte o Programa e preencha a Ficha de Inscrição

Centro de Apoio a Sem Abrigo (CASA) organiza a 2ª Grande Noite de Fados

Screenshot_15_05_13_15_48
O CASA (Centro de Apoio ao Sem Abrigo) em Setúbal encontra-se em actividade há cerca de 4 anos sem apoios financeiros regulares de qualquer entidade pública ou privada e integra o CLAS de Setúbal desde 2009.

Diariamente apoia cerca de 150 pessoas e conta com os serviços de uma psicóloga no núcleo da cidade (neste momento em regime de voluntário, aguardando o início oficial do estágio profissional em parceria com o IEFP). Todo este funcionamento obriga à necessidade de organização de eventos que permitam a angariação de fundos financeiros. Desta forma, realiza-se no próximo sábado (18 de Maio) em Setúbal, através da parceria com a Associação de Socorros Mútuos Setubalense a 2ª Grande Noite de Fados.

Para mais informações consulte o programa aqui.

Formação e Consultoria à Criação de Empresas dirigida a Mulheres

SEIES
A SEIES está a iniciar um projeto de formação e consultoria dirigido a mulheres, que têm uma ideia para a criação do seu do seu próprio negócio ou pequenas iniciativas económicas.
É uma oportunidade para estudar, aprofundar e transformar uma ideia num projeto sólido, com viabilidade e possibilidade de vingar no mercado.

O projeto integra:
- Formação à criação de empresas (1ª fase)
- Consultoria individual (2ª fase)
- Prémio ao arranque do negócio (2ª fase)

Condições de participação:
- Mulheres com + 18 anos;
- Residentes na Península de Setúbal;
- 12º ano ou mais

Informações e inscrição até ao dia 22 de Maio no Centro de Cidadania Ativa
Rua João Eloy do Amaral nº 140 (junto Fonte Nova) | Telef 265 547 450 | e-mail - seies@mail.telepac.pt

Consulte o flyer aqui

Diálogo Intercultural - Maio 2013

Screenshot_14_05_13_14_42
É assim desde 2008. Setúbal celebra a diversidade das suas gentes e a riqueza do contacto intercultural num programa com inúmeras iniciativas, fruto de parcerias e sinergias de pessoas e entidades com a vontade comum de tornar a interculturalidade não apenas um conceito mas uma realidade.
A consciência de que o Diálogo Intercultural é uma construção coletiva que necessita de bases e meios para crescer e solidificar-se, transparece no crescimento e evolução que esta iniciativa conjunta tem vindo a revelar ao longo do tempo. Os resultados são fruto de um trabalho diário do Gabinete do Imigrante e Minorias Étnicas da Câmara Municipal de Setúbal, do movimento associativo e de tantas outras estruturas e pessoas do nosso Concelho.

Agora é tempo de festejar, de colher os frutos e saboreá-los em boa companhia.

Consulte o programa completo aqui

7ª Conferência Meninos de Oiro "A árvore da Vida - o papel da Família face aos desafios da Infância

Screenshot_16_05_13_11_40
No dia 25 de Maio a entidade parceira do CLAS de Setúbal, "Meninos de Oiro" leva a cabo a 7ª Conferência Meninos de Oiro "A árvore da Vida - o papel da Família face aos desafios da Infância" que vai decorrer na Escola Básica da Brejoeira Vila Nova de Azeitão. Nesta conferência estarão presentes diversas personalidades da área social e contará ainda com a apresentação e participação de Dulce Pontes, Madrinha da Meninos de Oiro.

Para mais informações consultar o programa aqui.

Seminário: Estado Social - Desafios e o papel dos Agentes Locais em Contexto de Crise

Screenshot_15_05_13_16_00
A EAPN convida os parceiros da Rede Social de Setúbal a participar no Seminário "Estado Social - Desafios e o papel dos Agentes Locais em Contexto de Crise", que se irá realizar no dia 29 de maio no Fórum Romeu Correia em Almada.

Trata-se de uma iniciativa organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Almada e que com conta com a parceria da EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Setúbal.


Para mais informações, consulte o Flyer e Programa do Seminário

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo | 2 de Abril

waad_2abr

No dia 2 de Abril vai decorrer na Gulbenkian uma sessão comemorativa do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, promovida pela Federação Portuguesa de Autismo. Esta efeméride, que decorre anualmente desde 2008, foi criada pela Organização das Nações Unidas, como forma de promover a consciencialização acerca desta questão. Acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afectando a maneira como comunicam e interagem. A entrada é livre.

Consulte o programa completo aqui

[Notícia via APPDA-Setúbal]

Ciclo de Conversas Interculturais "Às voltas com... as mulheres e o Associativismo em Setúbal"

eflyer_23mar
A ACVS - Associação Cabo-verdeana de Setúbal, Câmara Municipal de Setúbal, EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza, lançam um convite à participação na próxima sessão do Ciclo de Conversas Interculturais "Às voltas com... as mulheres e o Associativismo em Setúbal", integrada no Março Mulher, que se realizará no dia 23 de março pelas 17h00 na Casa da Baía em Setúbal.

Este Ciclo de Conversas procura assemelhar-se a Tertúlias de discussão informal, em que se procura criar espaços privilegiados para abordar temáticas diversas e partilhar conhecimentos e experiências no âmbito da imigração e interculturalidade que permitam aos participantes refletir e aprofundar o conhecimento sobre o Outro.

Nesta sessão em particular, pretende-se abordar o tema sobre o papel das Mulheres no Associativismo. Para desafio à reflexão, são deixadas algumas questões...

Que papel desempenha especificamente o movimento Associativo em Setúbal, principalmente numa altura em que se debate e teme pela participação, democracia, ativismo, luta por direitos, apresentação de soluções...?

Que papel desempenha o associativismo na "construção" e integração de uma comunidade, de um indivíduo... de uma mulher?

Que diferenças e semelhanças podemos encontrar entre o Associativismo ontem e hoje, mas também entre os seus vários domínios (associativismo desportivo, cultural, imigrante, etc...)?

E que futuros prevemos? E se considerarmos a crescente presença e participação da Mulheres no movimento Associativo... serão elas a expressão de participação na sociedade? A participação das mulheres introduziu mudanças no movimento Associativo? Associativismo, a quanto obrigas?...

Eis algumas das questões que emergem quando se fala sobre Associativismo e quando se aproveita Março para pensar as Mulheres e os percursos e caminhos que traçam. Estas questões não pretendem ser pontos de chegada, mas antes pontos de partida para uma conversa e reflexão...

O programa Março Mulher, uma iniciativa que comemora em 2013 os 20 anos de existência, é promovido pela SEIES (Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social) em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

Consulte o programa do Março Mulher aqui

[Notícia via EAPN]

Encontro Nacional "Periferias Urbanas"

Pasted Graphic
No âmbito do Observatório Social da Bela Vista, irá decorrer um Encontro Nacional subordinado ao tema Periferias Urbanas, no dia 05 de abril de 2013, no Cinema Charlot - Auditório Municipal.

Esta iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Setúbal; coordenada pelo Instituto das Comunidades Educativas (ICE); e conta com a colaboração da organização, das seguintes pessoas/entidades: Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Setúbal; EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza - Núcleo Distrital de Setúbal; Helena Freitas; Luís Teixeira; Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social (SEIES).

Este Encontro, destina-se a criar um espaço de partilha e reflexão positiva sobre as periferias, refletindo sobre as especificidades destes territórios.

Consulte o Programa do Encontro aqui e preencha a sua ficha de inscrição aqui!

Informação Adicional
Data de Início do Evento sexta, 05 abril 2013
Data de Fim do Evento sexta, 05 abril 2013
Local do Evento Cinema Charlot - Auditório Municipal

[Notícia via Observatório Social da Bela Vista]

IEFP NETemprego


netemprego
O IEFP NETemprego é um serviço interactivo no âmbito exclusivo da área do emprego, gerido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), totalmente gratuito para os seus utilizadores, com cobertura nacional e funcionando on-line, 24 horas por dia, através do qual se visa, essencialmente, proporcionar funcionalidades importantes quer para candidatos, quer para entidades.

Candidatos

  • A possibilidade de inscrição no IEFP como, utente e candidato a emprego, ficando o seu pedido afecto ao Serviço de Emprego da área de residência, bem como a possibilidade de elaborarem o seu Plano Pessoal de Emprego online;
  • A indicação do seu Gestor de Carreira na área pessoal;
  • Para os candidatos já registados nos Serviços de emprego, a possibilidade de acederem ao pedido de emprego; comunicarem as alterações que pretendem ver registadas; consultar e responder a pedidos de esclarecimento/informação e anexo de documentos solicitados pelo técnico; comunicarem a obtenção de emprego; comunicarem a alteração de morada; solicitarem a obtenção de declaração comprovativa da sua situação face ao emprego;
  • Consulta de ofertas de emprego, para trabalhar em Portugal ou no estrangeiro, no sector privado ou na Administração Pública, neste caso com ligação à Bolsa de Emprego Público (BEP);
  • Candidatura directa às ofertas de emprego nacionais e para o estrangeiro;
  • Elaboração de vários Curriculum Vitae (CV) e sua divulgação com possibilidade de introdução de alterações, sempre que necessário para melhorar as perspectivas de emprego e sua submissão a entidades com ofertas de emprego disponíveis, com possibilidade de indicar qual é o CV principal;
  • Utilização de gestor automático de pesquisa de ofertas de emprego que permite a notificação por e-mail sempre que existam ofertas ajustadas aos critérios de pesquisa que seleccionou;
  • Aquisição de técnicas de procura de emprego, importantes para o sucesso na obtenção de um emprego;
  • Informação sobre apoios no âmbito do emprego e acesso aos respectivos formulários.

Entidades

  • Divulgação on line de necessidades de recrutamento (ofertas de emprego) que serão igualmente difundidas pela rede de centros de emprego do IEFP;
  • Consulta de CV cujos perfis podem ajustar-se às suas necessidades de recrutamento;
  • Utilização de gestor automático de CV que permite a notificação por e-mail sempre que existam CV ajustados aos critérios de pesquisa que seleccionou;
  • Possibilidade de contactar directamente os candidatos que tenham CV disponível;
  • Informação sobre apoios no âmbito do Emprego (empresas e entidades sem fins lucrativos) e acesso aos respectivos formulários.
  • Candidaturas electrónicas às Medidas de Emprego-Inserção (Contrato Emprego-Inserção e Contrato Emprego-Inserção+), Medidas de Estágios Profissionais (Estágios Profissionais), Impulso Jovem (Medidas Passaporte Emprego) e Medidas de Qualificação Emprego (Medida Programa Qualificação-Emprego e Medida Programa Qualificação-Emprego-Medida 1) e Gestão das Candidaturas submetidas;
  • Alertas e consulta de mensagens e notificações relativas à submissão das candidaturas electrónicas e possibilidade de resposta às mesmas.

Para mais informações consulte o netemprego aqui ou o site do IEFP

Seminário Fundos Estruturais: Prioridade Máxima para a Coesão Social

EAPNcapa
No próximo dia 20 de Março, a EAPN Portugal irá promover o Seminário "Fundos Estruturais: Prioridade máxima para a coesão social", no Auditório do Montepio, na rua Áurea, nº.219/241, 6º Andar, em Lisboa.

Este Seminário tem como objectivos :
1. Refletir sobre o atual quadro comunitário de apoio e sobre o seu impacto na integração de públicos desfavoreci- dos e na redução da pobreza e exclusão social.
2. O novo período de programação e a aposta prevista na coesão social .
3. O novo desenho dos programas operacionais segundo as diretrizes da União Europeia e tendo como pano de fundo a Estratégia 2020.

Consulte aqui o Programa e preencha a ficha de inscrição que está disponível aqui

Todas as pessoas interessadas em participar, deverão enviar a ficha de inscrição até ao dia 18 de Março para o seguinte email: mj.vicente@eapn.pt

Dança Contra a Violência sobre as Mulheres - 8 Março

biliaoempeSEIES
A SEIES, no âmbito do Projeto VOA – Vontade, Otimismo, Autonomia, convida a vossa organização a participar na iniciativa “Dança Contra a Violência sobre as Mulheres”, a realizar no próximo dia 8 Março, das 10h às 11h, na Praça do Bocage, para assinalar o Dia Internacional da Mulher.

Pretende-se neste dia chamar a população (dos mais novos aos mais velhos), escolas, organizações e empresas do concelho de Setúbal a juntarem-se a este movimento e através da dança mostrar que Setúbal está contra a violência de género.

Esta iniciativa está integrada num movimento mundial para assinalar a Luta Contra a Violência de Género – “On Billion Rising” | “Um Bilião de Pé” (que iniciou no passado dia 14 de Fevereiro), de iniciativa da organização mundial – V Day.

Página da organização e filme promocional: http://www.vday.org/home

Como vai acontecer em Setúbal?
Será uma espécie de aula de dança comunitária, em que vários/as professores/as vão estar a animar e a ensinar a coreografia para todas as pessoas que quiserem participar no momento.

Este movimento tem uma canção e coreografia própria:
Ver vídeo canção/dança - http://onebillionrising.org/blog/we-have-an-anthem
Vídeo com coreografia - http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=mRU1xmBwUeA

Como pode participar? Várias formas de participar:
- Organizar a participação da sua organização/valência na iniciativa envolvendo equipa/profissionais e utentes/crianças;
- Divulgar a iniciativa (em breve fazemos chegar divulgação);
- Juntar-se ao grupo de professores/as e animadores/as para apoiar a aula de dança comunitária;

Junte-se a nós, levante-se e venha dança contra a violência!
Faça parte deste movimento!

Para Informações e esclarecimentos, contacte:
Telefone - 265 547 450
Patrícia Patrício - 96 387 37 64
Joana Peres – 91 804 12 08
Centro de Cidadania Ativa: Rua João Eloy do Amaral nº 140 (junto à fonte Nova)- Setúbal

[A realização desta iniciativa está dependente das condições meteorológicas]

Oficinas de Promoção de Competências (férias e fins-de-semana)

APPDA
A APPDA-Setúbal vai realizar as seguintes actividades para as crianças com perturbação do espectro do autismo, com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos:

- Oficinas de Promoção de Competências – Férias da Páscoa
- Oficinas de Promoção de Competências – Fins-de-semana
- Oficinas de Promoção de Competências – Férias de Verão

Estes programas de desenvolvimento de competências será realizado no Centro de Atendimento, Acompanhamento e Animação – Pólo da Quinta do Conde da APPDA-Setúbal.

Consulte aqui os folhetos de divulgação.

Para mais informações visite o website da APPDA aqui, ou contacte-os através dos emails appda-setubal@sapo.pt ou geral@appda-setubal.com

Seminário "Cenários de Desenvolvimento pós-crise para a região de Setúbal"


cartaz seminario27fev2013
A Cáritas Diocesana de Setúbal vai realizar um seminário sobre "Cenários de Desenvolvimento Pós-Crise para a Região de Setúbal", que decorrerá no próximo dia 27 de Fevereiro na Biblioteca Municipal do Pinhal Novo pelas 9h30m. No texto de apresentação podemos ler que neste encontro "poderão ser ouvidas visões diferenciadas sobre os actuais problemas que afectam o nosso País e a Europa, e quais os caminhos para ultrapassar esta situação gravosa para o Povo Português". O programa completo pode ser consultado aqui.
As inscrições devem ser enviadas para paula.casalinho@caritas-setubal.com

EPS - Nova Oferta Formativa: Cursos de Aprendizagem


Pasted Graphic
A Escola Profissional de Setúbal está a promover Cursos de Aprendizagem a jovens com idade inferior a 25 anos e o 9º ano de escolaridade, ou habilitação superior ao 3.º ciclo do ensino básico ou equivalente, sem conclusão do ensino secundário ou equivalente.

Os cursos de Aprendizagem têm uma duração de três anos, com o apoio de bolsas de profissionalização, acrescidas de subsídio de refeição e conferem dupla certificação: 12º ano e Certificação Profissional Nível IV.

As inscrições já se encontram abertas.


No site www.eps.pt está disponível toda a informação complementar necessária.