Ciclo de Conversas Interculturais "Às voltas com... as mulheres e o Associativismo em Setúbal"

eflyer_23mar
A ACVS - Associação Cabo-verdeana de Setúbal, Câmara Municipal de Setúbal, EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza, lançam um convite à participação na próxima sessão do Ciclo de Conversas Interculturais "Às voltas com... as mulheres e o Associativismo em Setúbal", integrada no Março Mulher, que se realizará no dia 23 de março pelas 17h00 na Casa da Baía em Setúbal.

Este Ciclo de Conversas procura assemelhar-se a Tertúlias de discussão informal, em que se procura criar espaços privilegiados para abordar temáticas diversas e partilhar conhecimentos e experiências no âmbito da imigração e interculturalidade que permitam aos participantes refletir e aprofundar o conhecimento sobre o Outro.

Nesta sessão em particular, pretende-se abordar o tema sobre o papel das Mulheres no Associativismo. Para desafio à reflexão, são deixadas algumas questões...

Que papel desempenha especificamente o movimento Associativo em Setúbal, principalmente numa altura em que se debate e teme pela participação, democracia, ativismo, luta por direitos, apresentação de soluções...?

Que papel desempenha o associativismo na "construção" e integração de uma comunidade, de um indivíduo... de uma mulher?

Que diferenças e semelhanças podemos encontrar entre o Associativismo ontem e hoje, mas também entre os seus vários domínios (associativismo desportivo, cultural, imigrante, etc...)?

E que futuros prevemos? E se considerarmos a crescente presença e participação da Mulheres no movimento Associativo... serão elas a expressão de participação na sociedade? A participação das mulheres introduziu mudanças no movimento Associativo? Associativismo, a quanto obrigas?...

Eis algumas das questões que emergem quando se fala sobre Associativismo e quando se aproveita Março para pensar as Mulheres e os percursos e caminhos que traçam. Estas questões não pretendem ser pontos de chegada, mas antes pontos de partida para uma conversa e reflexão...

O programa Março Mulher, uma iniciativa que comemora em 2013 os 20 anos de existência, é promovido pela SEIES (Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social) em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

Consulte o programa do Março Mulher aqui

[Notícia via EAPN]