Mais Rede Social - Uma Área de Destaques
Este destaque é dedicado ao I Encontro dos NPISAS e Interlocutores Locais do Distrito de Setúbal realizado a 5 de Dezembro 2012 - Casa da Baía
I Encontro dos NPISAS e Interlocutores Locais do Distrito de Setúbal
5 de Dezembro 2012 - Casa da Baía
Este Encontro, teve um importante impacto na melhoria da intervenção, ao mesmo tempo que fortaleceu a parceria e a missão do NPISA de Setúbal.
NPISA de Setúbal
O NPISA de Setúbal promoveu em Dezembro de 2012 um Encontro de Trabalho que envolveu os NPISAS e os Interlocutores Locais do Distrito de Setúbal, tendo como grandes objetivos a partilha de experiências e o fortalecimento de Parcerias. Estiveram presentes 32 pessoas em representação de 21 entidades do distrito.
Tratou-se de um encontro de trabalho pautado pela reflexão, diálogo e partilha de experiências entre todos os participantes, tendo como pano de fundo a realidade em que cada um intervém. Embora a acção se alicerce na ENIPSA e se situe num território comum, existem especificidades locais muito concretas e determinantes. desta forma foi enriquecedor pôr em comum a “história” de cada NPISA ou Interlocutor, qual a génese, organização, funcionamento, instrumentos, circuitos de informação ou seja a operacionalização.

A articulação interinstitucional entre Parceiros, dentro dos territórios e as respostas disponíveis, foram alguns dos temas discutidos de forma descomplexada, abordando todas as suas potencialidades, constrangimentos e desafios. O desafio lançado foi o de refletir em conjunto sobre o que somos enquanto responsáveis pela implementação da Estratégia, de modo a que esta se concretize como uma mais-valia no Distrito.
Encontros de trabalho como este, poderão vir a ser realizados periodicamente se todos considerarmos pertinente, pois acreditamos que permitem aumentar os conhecimentos.
Consulte aqui o programa completo
Momento de debate e construção: “Um Tijolo uma Ideia”
No início dos trabalhos foi distribuído aos participantes uma ficha designada por "Um Tijolo, Uma Ideia". Nesta ficha apresentavam-se 4 temas e pedia-se um contributo para o tema escolhido. Num contexto de ausência de meios financeiros para responder ao problema dos sem abrigo, as ideias são o nosso maior recurso. Com elas podemos construir as fundações de um edifício sólido, duradouro onde todos possam encontrar abrigo.

Os quatro temas propostos
- Os desafios na intervenção face ao perfil de sem abrigo no atual contexto de crise
- Os instrumentos de trabalho e funcionamento de NPISAS e interlocutores locais
- O trabalho em rede num contexto de diminuição de recursos
- O envolvimento das pessoas sem abrigo na procura de soluções
"Um Tijolo uma Ideia”: os resultados
Os desafios na intervenção face ao perfil de sem abrigo no atual contexto de crise

Este tema recolheu 4 votos e 2 comentários:
- “Diferenciar as respostas uma vez que os perfis são diferentes”
- “As respostas efectivas e não protocoladas nas respostas com necessidade de resolução de situações imediatas”
Os instrumentos de trabalho e funcionamento de NPISAS e interlocutores locais

Este tema recolheu 2 votos e 2 comentários:
- “Adequação dos instrumentos aos novos desafios e diferentes perfis emergentes, para actuações adequadas”
- “Existir uma uniformização de instrumentos de trabalho a nível do distrito de NPISAS de Setúbal”
O trabalho em rede num contexto de diminuição de recursos

Este tema recolheu 9 votos e 7 comentários:
- “Só com a ajuda de todos os intervenientes, o empenho e abnegação de todos, o fenómeno “sem abrigo” terá um olhar diferente de todos”
- “Repensar a actuação, a responsabilização das diferentes entidades no acompanhamento das respostas”
- “Avaliação e acompanhamento dos casos no âmbito das parcerias para que não haja duplicação de esforços para m mesmo caso”
- “Poderão os NPISAS com outros parceiros gerir uma casa (espaço eventualmente cedido - Pousada da Juventude de Setúbal - ou alugado), cuja manutenção fosse articulada com os próprios residentes?”
- “Maior envolvimento dos parceiros a nível local”
- “Apresentar formas de aumentar recursos”
- “O aproveitamento dos recursos locais poderão ser uma mais-valia para a resolução dos problemas dado que os técnicos temo privilégio da proximidade”
O envolvimento das pessoas sem abrigo na procura de soluções

Este tema recolheu 4 votos e 2 comentários:
- “Efectuar sessão com o “grupo” das pessoas sem abrigo, informá-los da estratégia nacional e ouvir e envolvê-los na problemática dado que é deles próprios que se trata”
- “Perceber se as respostas dadas pelos serviços correspondem às necessidade / expectativas das pessoas em situação de sem-abrigo. Para cada pessoa um Projecto de Vida”
Avaliação do Encontro
Os objectivos do Encontro foram conseguidos!
Participante do Encontro
Foi solicitado aos participantes que indicassem o grau de concretização dos três objectivos do encontro numa escala de 1 a 5 em que 1 corresponde a "Não foi atingido" e 5 a "Foi plenamente atingido". Responderam a esta avaliação 14 dos participantes e os resultados foram os seguintes:
- Aprofundar o conhecimento dos vários contextos de intervenção: 3,6
- Fortalecer o trabalho em rede: 3,8
- Proporcionar troca de conhecimentos, experiências e práticas: 4,0
- Todos os participantes que responderam ao questionário de avaliação indicaram que gostariam que este Encontro se voltasse a repetir
DESTAQUES ANTERIORES
- Centro in Domo Nostra - EcP (
Bem vindo ao site da Rede Social de Setúbal!
Este é um site "inteligente" que se adapta e reorganiza em função do dispositivo que usa para aceder à internet. Pode aceder através do PC, tablet ou smartphone que o seu conteúdo é automaticamente reorganizado para lhe proporcionar uma boa experiência de navegação. Experimente agora mesmo a redimensionar a janela do seu browser para ver como funciona.
Compatível com Internet Explorer 8+, Firefox 5+, Safari e ChromeCompatível com PC, tablet e smartphone
.