II Diagnóstico Social



Áreas de Diagnóstico


Em reunião de CLAS de 28 de Junho de 2010, foi decidido que os Grupos de Trabalho para a elaboração dos novos instrumentos de Planeamento, designadamente o II Diagnóstico Social e Plano de Desenvolvimento Social, desenvolvessem esforços nas seguintes áreas:

1. Áreas Gerais:
- Acção Social
- Educação
- Emprego e Formação
- Saúde

2. Áreas Especificas:
- Deficiências
- Dependências
- Igualdade de Género
- População Sem-abrigo
- Saúde Mental
- Violência

Os interessados em integrar os Grupos de Trabalho podem inscrever-se através do preenchimento e envio da ficha de inscrição.


Workshops Sectoriais: metodologia da “Nuvem de Problemas e Potencialidades”


O NECLAS definiu que fosse implementada a metodologia da “Nuvem de Problemas e Potencialidades” na dinamização dos workshops sectoriais, aliás como já havia sucedido no I Diagnóstico Social (2006). Esta metodologia permite aos elementos dos grupos participar e contribuir para a identificação das principais questões e que posteriormente serão alvo de tratamento e análise nos respectivo diagnóstico sectorial.

Estes workshops decorreram nas seguintes datas (entre parêntesis são referidas as entidades responsáveis pela dinamização do Grupo de Trabalho e pelo respectivo workshop):

- Sem-Abrigo (Cáritas e REAPN) 24 Janeiro
- Violência (SEIES e REAPN) 27 Janeiro
- Saúde Mental (ACM e CMS) 28 Janeiro
- Acção Social (CDSS e CMS) 31 Janeiro
- Educação (CE e Cáritas) 2 de Fevereiro
- Emprego e Formação (CDSS e CE) 3 de Fevereiro
- Saúde (SEIES e CDSS) 4 de Fevereiro
- Deficiências (ACM e CMS) 4 de Fevereiro
- Dependências (ACM e CMS) 7 de Fevereiro
- Igualdade de Género (SEIES e CE) 22 de Fevereiro

Diagrama de elaboração do II Diagnóstico Social e PDS


No sentido de colmatar eventuais divergências de interpretação das linhas comuns a seguir no âmbito dos diagnósticos sectoriais (DS), o NECLAS decidiu elaborar um diagrama de orientações metodológicas com a descrição das várias etapas a seguir, bem como a atribuição de tarefas e responsabilidades. Este diagrama contém ainda um cronograma dos principais momentos.
Stacks Image 221
[Publicado em Janeiro de 2011]